Fallout 4 – 10 Dicas ÚTEIS que o Game NÃO te Fala

Fala pessoal! E na matéria de hoje a gente vai falar sobre 10 coisas que Fallout 4 não te diz, mas que são importantes que você saiba para ter um melhor proveito de sua gameplay. Muitos games preferem dar vários tutoriais para os jogadores aprenderem TUDO sobre TUDO. Fallout 4 explica algumas coisas, mas outras ele deixa em aberto para que o jogador encontre por conta própria. Vamos falar sobre algumas dicas que o jogo não faz questão de deixar muito claro para você que está começando, mas que te ajudarão bastante, então assiste até o final.

São dicas gerais, mas dicas mais “complexas” e escondidas, por assim dizer, e não se preocupe, não há spoiler nenhum na matéria. Vamos lá? Se você está usando uma power armor e quer sair dela por alguma razão, ou por que acabou a “gasolina”, saiba que elas permanecerão no lugar onde você as deixou. O problema é que o game mostra no minimapa a localização apenas da última Power Armor que você usou, então se você tiver mais de uma, lembre-se sempre de deixá-las em um local que você sabe onde vai encontrar. A dica é: ou você anota no papel, ou você usa o fast travel e viaja até algum abrigo e as deixa todas juntas. Lembre-se sempre de remover o núcleo de fusão de sua power armor quando você sair delas, para evitar que outros inimigos a peguem e tenham como sair andando com ela. Se você deixar o núcleo de fusão em sua armadura, ela provavelmente será roubada.


É como você deixar sua bicicleta na rua sem cadeado. Esta coisa do núcleo também vale para inimigos em power armors, se você conseguir chegar por trás deles em stealth, é possível roubar o núcleo das armaduras deles, fazendo com que elas desativem e o inimigo seja forçado a sair de dentro das armaduras, ficando mais fácil de ser derrotado. Lembre-se também de ter cuidado ao usar a armadura. Os reatores são recursos escassos em Fallout 4 e você provavelmente vai precisar da power armor à medida que o jogo avança, para partes mais difíceis e bosses mais complicados, então evite o desperdício. Falamos agora há pouco de usar um papel para anotar a localização das power armors que você não conseguir levar para os abrigos, mas usar um papel enquanto joga Fallout 4 é fundamental. Muitas vezes, em suas explorações, você vai encontrar cofres, terminais e salas que não terá acesso no momento porque não tem habilidade para abrí-los. Pegue um pedaço de papel e anote os locais onde isto acontecer, para facilitar e você visitá-los novamente no futuro, quando já tiver com um level maior e habilidades próprias, evitando que você tenha que sair por aí e explorar tudo de novo.


Isto vai te ajudar a encontrar bons itens. O Pipboy serve para organizar seus itens, equipamentos, habilidades, mapas, quests.. mas serve também para ouvir audiologs e jogar minigames. Os audiologs podem te dar informações relevantes e abrir quests ao serem ouvidos, e os minigames servem como uma distração e homenagem a jogos antigos. O Pipboy tem um espaço para fitas e você vai encontrando revistas e fitas avulsas de jogos. Basta selecioná-los no inventário e colocar para rodar. A gente mostrando a homenagem ao super mario, mas existem vários outros jogos diferentes para servir de distração.

Falando em quests aparecerem, leia as informações nos terminais e nas cartas, jornais e papeis importantes que você encontra por aí. Podem iniciar quests também. Se você tem preguiça de ler, o simples fato de clicar nas informações já é o suficiente para a quest aparecer. Além disto, ouvir determinadas estações de rádios podem também te dar indícios de novos locais e quests. Fique ligado! Seu Pipboy também possui uma espécie de iluminação que te ajudará muito em lugares escuros. Para ativar a luz, basta segurar o botão que você usa para abrir o Pipboy, que no caso é B, no Xbox one, ou Bolinha, no PS4. A cor padrão do Pipboy e do HUD que aparecem na sua tela é verde, e esta também será a cor da luz que o dispositivo emite.


Porém, ao ir nas opções do jogo, é possível escolher a cor que você preferir para a iluminação. O verde funciona bem, o azul claro fica bacana, mas é possível colocar a cor que você preferir ao mexer com as barras das três cores básicas: vermelho, azul e verde. O sistema de crafting de Fallout 4 é bem robusto. Para modificar suas armas, armaduras e construir seu abrigo são necessárias partes que você obtém explorando o mundo. O lixo serve para muita coisa no jogo: desde munição para a arma “lança-lixo”, que você obtém ao fazer as missões da delegacia de polícia e da Brotherhood of Steel, até para ser quebrado e te dar matéria prima para construir outras coisas.

Portanto, ao explorar, pegue o máximo de sucata que conseguir. Se você escolher andar com um parceiro, clique em negociar e dê a ele itens para que ele carregue. Isto fará com que você tenha dois inventários, ao invés de um, e passe mais tempo explorando. Ao chegar perto de encher sua capacidade, dê fast travel para o seu principal abrigo e use a Oficina. Aperte Y ou triângulo para jogar toda a sua sucata automaticamente na Oficina, e pronto! Os itens serão automaticamente utilizados à medida que você precisa deles para construir as coisas. Lembre-se que as oficinas de um mesmo abrigo compartilham todos os itens que você deposita nelas. E é possível compartilhar todos os itens em todos os abrigos ao pegar uma skill específica da árvore de habilidades e estabelecer rotas entre os abrigos. Com relação a armas e armaduras, é possível quebrá-las para obter matéria prima, mas isto não é feito automaticamente como acontece com as sucatas.


Portanto, para garantir retirar o máximo de elementos das armas, pegue as que você não usa, jogue no chão em seu abrigo e use a ferramenta oficina para quebrá-las. É possível também utilizar os mods das armas em outras armas. Se você encontra uma arma com mod bacana, vá até o seu banco de armas, troque o mod bacana por um mod piorado, assim, este mod ficará no seu inventário e poderá ser usado na arma que você quiser. Não se esqueça de dar nome para suas armas modificadas para diferenciá-las das armas comuns do game.

Fallout 4 E Muito Legal

Ainda sobre lixo, se você não quiser pegar tudo o que encontrar porque acaba sua capacidade rapidamente, é possível ir ao menu de sucatas, apertar LB ou L1 e em seguida escolher os materiais que você mais gosta para colocar uma tag neles usando RB ou R1. Todos os botões para estas ações são informados na parte de baixo da tela. Isto fará com que apareça um indicador tanto no material como nos itens que possuem aquele material como matéria prima, tornando mais fácil a sua escolha do que pegar na hora de explorar.

Experimente taguear os itens mais importantes e mais complicados de serem achados, para que você automaticamente identifique objetos feitos daquela matéria prima e dê prioridade para carregá-los. Isto ajuda bastante. Seu companheiro pode usar itens, mas para isto você precisa negociar com eles, entregar os itens para que carreguem, ir até o item que você deseja que eles utilizem e apertar Y ou triângulo para equiparem. Isto vai fazer com que tenham mais resistência, no caso de você os equipar com armaduras, ou mais força de ataque, caso você os equipe com armas mais poderosas. Mas lembre-se: a arma original do seu companheiro tem munição infinita, mas qualquer outra arma que você o fizer usar vai ser necessário que você dê a ele munição constantemente. Jamais, e repito, JAMAIS dê ao seu companheiro munição explosiva ou itens como granadas, molotovs, mini-nukes, etc. A inteligência artificial deles faz com que eles ataquem os adversários e, com isto, eles irão jogar o que tiverem. Se você der granadas, se prepare para seus companheiros jogando granadas independente de onde você estiver, o que significa que você também explodirá.


Um dos itens que você pode construir em seu abrigo é um sino, que, ao ser tocado, chama todos que vivem ali para o local onde o sino se encontra. Isto pode parecer besteira, mas à medida que seu abrigo cresce, fica cada vez mais difícil encontrar NPC’s específicos, que ficam andando por aí. Ao invés de procurá-los incessantemente, toque o sino, e todos virão até você. Falando nisto, Dogmeat é seu companheiro, mas não é o único. Construa uma casinha de cachorro no seu abrigo e ele estará sempre perto dela, evitando que ele também fique perambulando por aí, caso você não queira mais andar com ele e prefira outros parceiros.

Se você quiser ele de volta, é só ir até onde está a casinha de cachorro O tanto de XP que você ganha nas quests e ao matar inimigos varia um pouco de acordo com seus stats. Sempre que possível, antes de conversar com um NPC ao finalizar uma quest para entregá-la e receber sua recompensa, use itens que aumentem seu stats de inteligência. Vários itens causam este efeito, seja as drogas ou roupas e armaduras que você encontra explorando. Algumas destas roupas são bem leves, então é bacana andar com elas por aí somente para trocar antes de conversar com os NPC. Fallout 4 é significativamente mais difícil do que Fallout 3 ou New Vegas, então cada XP extra que você conseguir faz diferença. É possível também cozinhar itens que te dão boosts de EXP por um tempo pré-definido, como um alimento que te dá um aumento em 2% na xp ganha nas próximas duas horas.

Combine tudo isto e logo depois fale com os NPC’s para ter certeza que está recebendo o maior número de xp que você puder. Na hora de criar seu personagem, pode ser que você sinta a vontade de maximizar algum dos status principais. Não faça isto. Ao jogar Fallout 4 você encontrará vários itens que aumentam permanentemente algum status ou característica sua. Estes itens podem ser bonecos do Vault Boy ou revistas, e sim, é possível ter um status acima de 10 pontos, mas você não ganha nenhum bônus extra por ter força 11, por exemplo. Então utilize seus pontos na criação de personagens de maneira a deixar seus maiores status por volta de 8 ou 9, dependendo do seu estilo de gameplay, para não desperdiçar nada.


Falando nisto, embora a criação de personagens seja livre e você cria pensando na forma como quer jogar, dar uns pontos em lockpick, hack e bater carteiras pode ajudar na sua gameplay, já que você destranca portas, acessa computadores ou rouba pessoas e, com isto, pode completar os objetivos com mais facilidade em alguns pontos, ou obter melhores itens por trás de cofres. Pensem nisto. Fallout 4 traz o mesmo sistema de hacking de Fallout 3 e New Vegas. Você acessa um terminal e, para hackeá-lo, é necessário selecionar a senha correta em meio a várias palavras. O jogo te diz que se você seleciona uma palavra errada, aparecerá um número dizendo o número de letras corretas na palavra certa, o que pode te ajudar a decifrá-la.

No entanto, o jogo não te diz que este número não significa que você acertou uma quantidade de letras da palavra da senha. O número indica as letras certas na posição certa de cada letra. Portanto, ao pegar uma palavra com 0 letras certas, você tem em mãos algo muito bom na verdade, uma vez que pode usar esta palavra para comparar com as outras e escolher aquela onde nenhuma letra está na mesma posição das letras da palavra que você escolheu. Muito confuso? Vamos explicar melhor: Digamos que sua senha é LAMENTÁVEL, e a palavra que você escolheu é LOSANGELES. O número que aparecerá ao hackear será 3, já que temos o L, o N e o S na senha correta e na posição correta. Entendeu? Lembre-se que você tem 4 tentativas e, se errar as 4, o terminal irá fechar. Porém, ele irá reiniciar e só é necessário que você espere 10 segundos antes de tentar novamente.


Se tiver com muita preguiça, existe um site na internet onde você pode colocar as palavras que aparecem no seu mini-game de hackear e ele te dará o resultado mais provável. Estas foram 10 coisas que Fallout 4 não te diz, mas que é importante que você saiba para tirar o melhor proveito de sua gameplay. Muito obrigado por terem assistido, espero que tenham gostado! Passa matéria para os amigos, divulga nas redes sociais, nos grupos que vocês participam! Me sigam nas redes sociais, elas estão aparecendo enquanto vou falando! Até o próximo e tchau!.

Deixe seu comentário