Dicas de Apps Para Deficientes Visuais

Dicas de Apps Para Deficientes Visuais a tecnologia pode ser um instrumento poderoso para melhorar a vida de quem sofre com problemas de visão. Na coluna dessa semana a Lu vai dar bons exemplos disso. Oi gente! É hora de descomplicar a tecnologia! Eu recebi uma pergunta da Valéria e ela me contou que a mãe dela tem um problema de visão e quer saber se existe algum programa que leia o texto escrito no computador em voz alta! Valéria, tem sim! Se você tiver um computador Windows, é só ir em “Configurações” e clicar em “Facilidade de acesso”. Na opção “Narrador”, ative a função e quando aparecer a tela “Configurações do Narrador”, vá em “Navegação” e ative a opção “Ler e interagir com a tela usando o mouse”.

Dicas Simples Para Apps Para Deficientes Visuais
Pronto, agora é só passar o mouse em cima do texto que ele consegue ler tudo que está na tela! Ele também consegue ler páginas da internet, mas só se você estiver usando o navegador Edge, tá? Se quiser usar o navegador Chrome, você pode baixar uma extensão como o Read Aloud.

É só selecionar o texto e clicar aqui nesse alto-falante que fica no cantinho. Muito legal, não é mesmo? Agora, se o seu computador for um MacBook, vá em “Ajustes”, depois em “Acessibilidade” e ative o “VoiceOver”. Pronto, ele já começa a ler tudo! E sabe o que eu achei bem legal? Você também pode fazer isso no smartphone e tablet! Se for um iPhone ou iPad, dá pra usar o VoiceOver também! Funciona do mesmo jeito: vá em “Acessibilidade”, lá nos “Ajustes” e ative a função. Agora toda vez que você clicar em um texto ou botão, o celular vai falar. O Android tem uma função parecida, que se chama TalkBack. Lá nas “Configurações”, procure por “Acessibilidade” que você já vai encontrar essa opção! Ah, e você pode usar as assistentes virtuais dos smartphones pra ajudarem a enviar mensagens, ativarem funções e muito mais! Viu como a tecnologia pode ajudar quem tem algum tipo de deficiência visual? Semana que vem eu volto com mais um tema, tá? Até lá!

Comentário Fechado.